Pré Iniciação Científica, Iniciação Científica e Tecnológica

 

A Universidade de São Paulo, juntamente com a Pró-Reitoria de Pesquisa, administra o Programa de Iniciação Científica/ USP destinado aos alunos de graduação. Este programa tem por objetivo promover desenvolvimento da Pesquisa da Instituição, mediante o encaminhamento de alunos de graduação para a descoberta científica, e convivência com o procedimento e a metodologia adotada em ciência e em tecnologia. O princípio deve reger as atividades de Iniciação Científica, é dirigido prioritariamente ao benefício dos alunos, que têm no Programa a oportunidade de complementar sua formação acadêmica, aprimorando seu conhecimento e preparo para a vida profissional.

 

Este programa é regulamentado pela Resolução CoPq Nº 7236, de 22 de Julho de 2016. Para mais informações acesse: RESOLUÇÃO CoPq Nº 7236, DE 22 DE JULHO DE 2016

 

Objetivo do Programa

 

Propiciar aos alunos de graduação a aprendizagem do método científico e de técnicas de sua área de atuação por meio do desenvolvimento de um projeto de pesquisa, sob orientação de um docente ou pós-doutorando.

 

Guia para Iniciação Científica e Tecnológica

 

Este guia oferece às pessoas interessadas em iniciar seus planos de iniciação científica e tecnlógica apontando as principais orientações e informações a respeito da participação. Além disso, apresenta as possibilidades de bolsas e quais são suas fontes de fomento para iniciação dos estudos.

 

Para acessar o Guia para Iniciação Científica e Tecnológica, clique aqui.

 

Edital de Bolsas PIBIC e PIBITI 2019/2020

 

Os editais podem ser acessados através da página da Pró Reitoria de Pesquisa e lidos de acordo com o interesse do estudante. Acesse os editais.

 

O edital do PIBIC-EM 2019/2020 está disponível nesse link.

 

Formato de Avaliação dos Projetos PIBIC

 

Com o objetivo de auxiliar os candidatos que submetem projetos ao edital PIBIC e padronizar o sistema de avaliação dos projetos iniciais e dos relatórios, a Comissão de Pesquisa, com o apoio dos pós-doutorandos e alguns docentes do IB, preparou dois formulários que devem ser utilizados pelos revisores de projeto. E para que os alunos tenham ciência de quais pontos serão considerados nesta avaliação, os mesmos devem ser enviados aos candidatos. 

 

No link abaixo pode-se encontrar material para auxiliar na redação dos projetos. Além disso, são apresentadas informações quanto aos editais para alunos de graduação e dois formulários de avaliação (inicial e final) que serão utilizados para avaliar a proposta inicial e o relatório final dos projetos.

 

Cada um dos formulários contém 3 abas. Na primeira aba estão definidas as partes do projeto de pesquisa e termos importantes, a segunda aba será usada para avaliar a estrutura lógica do projeto de pesquisa, e a terceira aba, a qualidade de redação do texto. Por favor, antes de enviar o projeto, verifique se seu projeto cumpre com os critérios identificados

 

Formulários de Avaliação

 

Formulário de Avaliação Inicial (FAI)  PDF.FAI 
Formulário de Avaliação Final (FFA) PDF.FAF

 

A Comissão de Pesquisa agradece o aporte e organização desse material ao pós-doutor Agustín Camacho, e aos professores Profs. Drs. Glauco Machado, Daniela Scarpa e Marcos Buckeridge (Diretor do Instituto de Biociências).