Google Translate Widget by Infofru

Author Site Reviewresults

Procedimentos Administrativos

 

O cadastro inicial no programa de Pós-Doutorado da USP deve ser realizado através da secretaria do Departamento no qual o pós-doc irá conduzir o seu projeto (Botânica, Fisiologia, Zoologia, Ecologia, Genética e Biologia Evolutiva) e encaminhadas para a Comissão de Pesquisa do IB (CPesp). As normas do programa e as informações necessárias para a abertura, afastamento, prorrogação e encerramento estão descritas na página de Normas da USP e da Comissão de Pesquisa do IB (CPesqIB).

 

Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e Sistema Atena

 

O órgão da USP responsável pelos pós-doutorandos é a Pró-Reitoria de Pesquisa. Neste site o pós-doc pode encontrar o Guia para o Programa de Pós-Doutorado da USP e editais do Programa de Incentivo à Atração de Pós-Doutorandos e do Programa de Incentivo a Supervisores de Pós-Doutorandos.

 

O sistema Atena é uma plataforma digital criado pela Pró-Reitoria de Pesquisa para acompanhar as atividades dos pós-docs da USP. Após a entrega dos documentos para o cadastro inicial, o pós-doc será cadastrado pela secretaria da CPesp no sistema Atena, tendo um número USP e uma senha. Pedidos de afastamento, prorrogação e encerramento devem ser feitos pelo sistema Atena, porém a documentação impressa precisa ser entregue na secretaria do departamento também. (Consultar dúvidas no FAQ Atena)

 

Pelo sistema Atena, o pós-doc poderá obter declarações de participação dos eventos promovidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa (ex: Encontro de Pós-Doutorandos da USP), além de cadastrar a frequência e poder baixar projetos e relatórios PIBIC a serem avaliados, entre outras atividades.

 

Definição do programa e principais regras

 

Segundo o Artigo 1 da RESOLUÇÃO CoPq Nº 7406, DE 03 DE OUTUBRO DE 2017, “o Programa de Pós-Doutorado da USP é um programa de aprimoramento em pesquisa avançada sob supervisão de pesquisador experiente, realizado nas Unidades, Museus, Órgãos de Integração e Órgãos Complementares, por portadores de título de doutor, com o objetivo de melhorar o nível de excelência científica e tecnológica da Universidade”.

Entre as principais regras, é importante destacar que programa de Pós-doutorado da USP só admite candidatos que possuem título de Doutor de qualquer instituição, nacional ou estrangeira. As atividades devem ser desenvolvidas na Unidade/Órgão ao qual o pós-doutorando estará vinculado, não podendo o programa ser realizado à distância, exceção feita a afastamentos temporários para trabalho de campo ou outras atividades relacionadas ao Projeto de Pesquisa, devidamente relatados no Plano de Trabalho e aprovados pela Comissão de Pesquisa. Por fim, para concluir o programa de Pós-doutorado a carga mínima prevista é 960 horas e deve ser apresentado um relatório final aderente ao Plano de Trabalho.

 

Resumo

(Fonte: RESOLUÇÃO CoPq Nº 7406, DE 03 DE OUTUBRO DE 2017 e RESOLUÇÃO CoPq Nº 7660, DE 22 DE MAIO DE 2019)

 

Artigo 2 – Quem pode se candidatar:

  • § 1º – Docentes e funcionários da USP poderão participar do Programa apenas se estiverem afastados de suas funções e em Unidade diferente daquela a que estiver vinculado.
  • § 2º – Docentes vinculados ao Programa Professor Visitante não podem participar simultaneamente do Programa de Pós-Doutorado.
  • § 3º – O candidato deve possuir Currículo Lattes atualizado.
  • § 4º – Casos excepcionais deverão ser submetidos à análise da Pró-Reitoria de Pesquisa, ouvida a Comissão de Pesquisa ou, na sua ausência, o Conselho Deliberativo do Museu, Órgão de Integração ou Órgão Complementar.

 

Artigo 3 – A participação no programa será aceita dentro das seguintes condições:

I – se for financiada por bolsa de pós-doutorado ou bolsa equivalente;

II – se houver concessão de afastamento remunerado de instituição de pesquisa e ensino ou empresa; (alterado pela Resolução CoPq 7660/2019);

III – sem bolsa, a critério da Comissão de Pesquisa ou, na sua ausência, do Conselho Deliberativo do Museu, Órgão de Integração ou Órgão Complementar.

  • § 1º – Para a situação prevista no inciso II, o pós-doutorando deverá apresentar, no ato de sua aceitação, o Termo de Ciência firmado pela instituição empregadora, conforme modelo definido pela Pró-Reitoria de Pesquisa. (alterado pela Resolução CoPq 7660/2019);
  • § 2º – Para a situação prevista no inciso III, será exigida a assinatura de Termo de Compromisso de Pós-Doutorado, conforme modelo definido pela Pró-Reitoria de Pesquisa. (alterado pela Resolução CoPq 7660/2019)

 

Cadastro inicial, afastamento, prorrogação e encerramento

 

Toda a documentação do cadastro inicial, afastamento, prorrogação e encerramento tem que ser apresentada impressa (pode ser frente e verso) na Secretaria do Departamento no qual o pós-doc irá exercer o seu projeto, com uma carta de encaminhamento do supervisor. Além disso, a documentação também deve ser enviada para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Para admissão no Programa, o candidato deve apresentar Plano de Trabalho, que incluindo o Projeto de Pesquisa, aprovado pelo Supervisor. Segundo o Art. 4, inciso: I – entende-se por Plano de Trabalho o detalhamento de todas as atividades a serem desenvolvidas pelo pós-doutorando, com justificativa e cronograma de execução. O Plano de Trabalho deverá conter atividades que disseminem os resultados da pesquisa e promovam a interação com os corpos docente e discente da Unidade; (alterado pela Resolução CoPq 7660/2019) e II – entende-se por Projeto de Pesquisa o documento elaborado para articular e organizar a proposta de pesquisa, contendo a formulação do problema, objetivo, justificativa, metodologia e cronograma de execução. O Projeto de Pesquisa deve estar obrigatoriamente incluído no Plano de Trabalho. O Projeto de Pesquisa pode ser o mesmo que o pós-doutorando já tenha enviado para alguma agência financiadora ou apresentado a um dos departamentos do IB.

Para esclarecer o que se pretende em cada um dos documentos exigidos acima, foi elaborado um Roteiro Auxiliar pelo grupo de pós-docs do IB em colaboração com a CPesq. Esse e todos os formulários necessários estão anexados na página da CPesqIB.

Nos programas desenvolvidos sem bolsa, é necessário apresentar um parecer de mérito, onde a chefia do Departamento ao qual está vinculado OU a CPesq indicam um docente para emissão do parecer. Nesse caso, a carta de encaminhamento do orientador deve citar a duração e as horas semanais de dedicação ao estágio.

 

Cadastro inicial

 

Os documentos necessários são:

- Formulário de cadastro inicial com informações digitadas (enviar em Word por e-mail);

- Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual* - ASSINADA;

- Plano de Trabalho, incluindo o Projeto de Pesquisa* (vide artigo 4º da Resolução). No site da CPesq tem um Roteiro auxiliar;

- Para brasileiros: Cópia do Registro Geral (RG). Não serve CNH ou outro documento onde não conste o local de nascimento e filiação;

- Para estrangeiros: Cópia do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) OU Passaporte (ambos com vencimento após a data final do período solicitado para o cadastro);

- Cópia do Certificado de Pessoa Física (CPF);

- Cópia do Comprovante da Titulação de Doutor;

- Cópia de Termo de Outorga de Bolsa* OU Termo de Compromisso – Modalidade Sem Bolsa* OU Termo de Ciência – Modalidade Afastamento* - ASSINADOS;

- Foto 3x4 com fundo branco, digitalizada em JPG, com tamanho máximo de 50 Kb.

*enviar em pdf para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Afastamento

 

A solicitação deve seguir com carta de encaminhamento do orientador citando o motivo e o período do afastamento.

Em qualquer situação de afastamento a Comissão de Pesquisa deve ser informada.

No caso de participação com afastamento ou pós-doutorado sem bolsa, o pós-doc poderá desenvolver o projeto em tempo parcial, com dedicação mínima de 20 horas semanais, desde que aprovado pela Comissão de Pesquisa ou Conselho Deliberativo do Museu, Órgão de Integração ou Órgão Complementar.

Em caso de afastamento com suspensão de bolsa (p.ex. BEPE), não contemplados no caput, se aprovado pela CPesq, o prazo para conclusão do programa será interrompido durante o prazo legal ou o determinado pela entidade financiadora da bolsa e, no retorno do pós-doutorando, reativado pelo período integral restante:

Antes da viagem é necessário apresentar a declaração da agência de fomento com a informação da suspensão da bolsa (ou Termo BEPE).

Ao retornar é necessário apresentar a declaração da agência de fomento com a informação da reativação da bolsa (ou comprovante da prorrogação).

Com ou sem bolsa, ao reativar é preciso enviar os documentos para a prorrogação.

 

Prorrogação

 

A prorrogação deverá ser solicitada até 40 dias antes da data final de vigência.

O relatório final deverá ser entregue até, no máximo, 60 dias após a data final de vigência. Caso não seja entregue dentro desse prazo, o pós-doutorado será encerrado e o atestado não será emitido.

Os documentos necessários são:

- Formulário de prorrogação com informações digitadas (enviar em Word por e-mail);

- Relatório de Atividades do período de vigência do Programa* (obrigatório apenas para pedido de prorrogação solicitado após o vencimento do cadastro ou para casos de alteração de programa de COM para SEM bolsa);

- Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual*;

- Cópia de Termo de Outorga de Bolsa* OU Termo de Compromisso – Modalidade SemBolsa* OU Termo de Ciência – Modalidade Afastamento*.

*enviar em pdf para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Encerramento/Conclusão

 

Os documentos necessários são:

- Formulário de conclusão do Programa (enviar em Word por e-mail)

- Relatório Final*

- COM BOLSA: parecer da agência de fomento sobre o relatório final* OU, caso ainda não tenha, anexar o formulário para avaliação de relatório final*, que deverá ser preenchido e assinado pelo supervisor. SEM BOLSA: é necessário apresentar um parecer de mérito*, onde o chefe do Departamento ao qual está vinculado ou a Comissão de Pesquisa indicam um docente para emissão do parecer.

*enviar em pdf para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Cancelamento

 

Os pedidos de cancelamento podem ser feitos a qualquer instante pelo supervisor responsável ou pelo pós-doutorando, com ciência do supervisor responsável.

Nestes casos, independente do tempo de duração do programa, não será emitido certificado de conclusão do programa.

Para mais esclarecimentos consultar a FAQ da Pró-Reitoria de Pesquisa (02/2019).

 

Outros documentos importantes:

 

1.Documentos Solicitados

2.Termo de Compromisso - Modalidade Sem Bolsa

3.Formulário de Prorrogação

4.Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual