Google Translate Widget by Infofru

Author Site Reviewresults

Ensino

 

Há muitas possibilidades de participação em atividades didáticas para pós-docs na USP. Esse tipo de treinamento é de grande importância e pode ser um grande diferencial nesse momento da nossa carreira. Recentemente, a comissão de pesquisa do IB tem estimulado a participação dos pós-docs em atividades didáticas, com o intuito de aproveitar nossas expertises no sentido de complementar, melhorar, expandir e modernizar cursos de graduação e pós-graduação. Aqui estão listadas as atividades que podemos exercer, principalmente no âmbito do IB e as regras existentes. Fica evidente a necessidade de incluir e regulamentar a participação de pós-docs nessas atividades aqui na USP.

 

Participação em disciplinas de graduação

Segundo o regimento dos pós-docs da USP, nós podemos atuar como docentes colaboradores nessas disciplinas, desempenhando as seguintes atividades (lista copiada da Resolução CpPQ no 7406, de 03 de outubro de 2017 colocar aqui link para: http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-copq-no-7406-de-03-de-outubro-de-2017):

 

I – Ministramento de aulas práticas, seminários e aulas de exercícios;
II – Orientação de grupos de estudos e discussão de casos clínicos;
III – Aplicação de provas, exames e trabalhos;
IV – Supervisão da aprendizagem dos estudantes, tutoria ou orientação de graduandos, inclusive em trabalhos de conclusão de curso;
V – Realização de atividades de campo e viagens didáticas;
VI – Preparação de material didático.

 

Essa lista não é necessariamente uma lista completa de atividades didáticas possívies. A única atividade que NÃO podemos realizar é o ministramento de aulas teóricas em disciplinas de graduação. Há uma carga horária máxima de 8 horas semanais que podemos dedicar a essas atividades. Além disso, é necesseario observar as regras pertinentes das entidades financiadoras da sua bolsa de pós-doutorado.

 

O IB, assim como várias unidades da USP, possui um programa de capacitação didática para pós-doutoradoss que é coordenado pela Comissão de Pesquisa. No IB, editais de seleção desse programa são abertos anualmente entre janeiro e fevereiro. A participação nesse programa não tem remuneração e até o momento todas as propostas que submeteram a documentação necessária foram aprovados. 

 

No entanto, é possível ser colaborador em disciplinas da graduação mesmo sem associação ao programa de capacitação didática. Para isso, é necessário entrar em contato com o(s) professor(es) da disciplina de seu interesse e acordar sobre sua participação. Havendo tempo hábil, o professor pode incluir seu nome como um dos colaboradores oficiais da disciplina. Clique aqui para acessar as disciplinas de graduação oferecidas pela USP.

 

Participação em disciplinas de pós-graduação

 

A participação de pós-doutorado em disciplinas de pós-graduação é um caso omisso na resolução que regulamenta o programa de pós-doutoramento na USP. Isso aliado ao fato do regimento de pós-graduação da USP deixar a critério de cada Programa de Pós-Graduação (PPGs) as normas de credenciamento de disciplinas cria espaço para mais possibilidades de nossa atuação na pós. Uma maneira de dar aulas nos PPGs é se credenciando a eles. Nesse caso, o ministramento de disciplina é uma obrigação do credenciado. No entanto, é possível ser o docente responsável por novas disciplinas ou disciplinas já existentes sem a necessidade de credenciamento nos programas. Cada PPG do IB tem seus pré-requisitos:

 

PPG Botânica, PPG Zoologia e PPG Interunidades em Bioinformática exigem que o docente responsável por disciplinas seja um membro ativo, ou seja, um orientador credenciado, no programa.

 

Regulamento do PPG Botânica

 

Regulamento do PPG Zoologia

 

Regulamento PPG Interunidades em Bioinformática

 

PPG Ecologia não deixa claras as regras a respeito de docentes responsáveis por disciplinas. As normas desse programa apenas mencionam que no pedido de credenciamento de orientadores deve constar a solicitação de credenciamento de uma disciplina.

 

Regulamento PPG Ecologia 

 

PPG Fisiologia exige que o docente responsável seja um membro ativo do programa no caso de disciplinas obrigatórias do programa ou da área de concentração.

 

Regulamento do PG Fisiologia (Manual da Pós Graduação)

 

PPG Genética e Biologia Evolutiva, PPG Mestrado profissional em Aconselhamento Genético e Genômica Humana, PPG Biotecnologia, PPG Interunidades em Ensino de Ciências não exigem que o docente responsável por disciplinas seja um membro ativo nos programas.

 

Regulamento do PPG Genética e Biologia Evolutiva 

 

Regulamento do Mestrado Profissional em Aconselhamento Genético e Genômica Humana

 

Regulamento do PPG Biotecnologia

 

Regulamento do PPG Interunidades em Ensino de Ciências