Projetos de grande porte do Instituto de Biociências

Instituto de Biciências (IB) atua intensamente em diversas áreas de pesquisa com financiamento de diversas fontes e agências nacionais e internacionais. Existem centenas de projetos de pesquisa financiados em andamento no IB. Abaixo estão listados apenas os projetos de maior monta (acima de 300.000,00 R$).

CEPID

CEPID - CENTRO DE ESTUDOS DO GENOMA HUMANO/FAPESP

Coordenadora: Profa. Mayana Zatz e que conta com o envolvimento de 6 outros docentes deste Depto.

FINEP

Centro de Terapia Celular para Doenças Neurodegenerativa, Neuromusculares e Craniofaciais/Convenio-FINEP-USP, que visa produção e pesquisa de células tronco adultas para terapia celular
Coordenadora: Profa. Maria Rita Passos Bueno e colaboração com 4 outros docentes deste Depto. e pesquisador da UNIFESP

INCTs

Envelhecimento e Doenças Genéticas: Genômica e Metagenômica

Coordenadora: Mayana Zatz

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol

Coordenador: Marcos Silveira Buckeridge

NAPs

Núcleo de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina – Redoxoma (Programa de Incentivo a Pesquisa da Pro-Reitoria de Pesquisa – USP)

Vice- coordenador: Prof. Luis E S Netto

Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade Marinha (NP-BioMar).
Coordenador: Prof. Pio Colepicolo (IQ-USP)
Profs. Antônio Carlos Marques e Mariana C. Oliveira fazem parte da equipe gestora do núcleo. Outros docentes do IB integram o NP-Bio Mar

Temáticos FAPESP

Contribuição de genes, genomas e elementos de transposição na interação entre plantas e micro-organismos: estudo de caso em cana-de-açúcar

Coordenadora: Marie-Anne Van Sluys

Controle luminoso e hormonal da qualidade nutricional em Solanum lycopersicum

Coordenadora: Maria Magdalena Rossi

Impactos das mudanças climáticas e ambientais sobre a fauna: uma abordagem integrativa

Coordenador: Carlos Arturo Navas Iannini

Estudos bioquímicos, moleculares e funcionais da relação Leishmania-macrófago

Coordenadora: Lucile Maria Floeter-Winter

Sapindales: filogenia e diversificação na região neotropical

Coordenador: José Rubens Pirani

Projeto interface: relações entre estrutura da paisagem, processos ecológicos, biodiversidade e serviços ecossistêmicos

Coordenador: Jean Paul Walter Metzger

Filogeografia comparada, filogenia, modelagem paleoclimática e taxonomia de répteis e anfíbios neotropicais

Coordenador: Miguel Trefaut Urbano Rodrigues

JP - Jovem Pesquisador

Continuidade e mudança em grupos pré-históricos do Vale do Ribeira de Iguape (São Paulo e Paraná): aplicações da teoria evolutiva a bioarqueologia e estudos de cultura material

Coordenador: Maria Mercedes Martinez Okumura

Conectividade neural durante o comportamento visual ativo

Coordenador: Gustavo Rohenkohl

Identificação e caracterização de proteínas de membrana envolvidas no transporte e metabolismo de ferro em Leishmania

Coordenador: Maria Fernanda Laranjeira da Silva

Modo de vida das primeiras populações complexas dos Andes Centrais: perspectivas bioarqueológicas do processo de complexificação social em Caral, a mais antiga cidade da América

Coordenador: Luis Nicanor Peso Lanfranco

Genética de paisagens marinha e avaliação de perfis de expressão em invertebrados marinhos na costa sudeste brasileira

Coordenador: Sónia Cristina da Silva Andrade

Diversidade genômica dos nativos americanos

Coordenador: Tábita Hünemeier

Análises fisiológicas e do S-nitroproteoma durante a embriogênese in vivo e in vitro do Pinheiro brasileiro (Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze)

Coordenador: André Luiz Wendt dos Santos

Biogeografia, biodiversidade e conservação de répteis Squamata cisandinos

Coordenador: Cristiano de Campos Nogueira

O papel da gametogênesis na origem e evolução dos genes novos

Coordenador: Maria Dulcetti Vibranovski

Ecologia genômica de insetos: adaptações ao clima e evolução de interações ecológicas

Coordenador: Rodrigo Cogni

Desenvolvimento de sistemas-modelo em sorgo e uso da biologia de sistemas na elucidação dos mecanismos moleculares do metabolismo fenólico e de lignina em gramíneas

Coordenador: Igor Cesarino

Uma abordagem multidisciplinar para o estudo da diversificação dos anfíbios: fase 2

Coordenador: Taran Grant

Projetos concluídos

Para verificar nossos demais projetos já concluidos, acesse a Biblioteca Virtual da FAPESP clicando aqui.