Google Translate Widget by Infofru

Author Site Reviewresults

Projetos de grande porte do Instituto de Biociências

Instituto de Biciências (IB) atua intensamente em diversas áreas de pesquisa com financiamento de diversas fontes e agências nacionais e internacionais. Existem centenas de projetos de pesquisa financiados em andamento no IB. Abaixo estão listados apenas os projetos de maior monta (acima de 300.000,00 R$).

CEPID

CEPID - CENTRO DE ESTUDOS DO GENOMA HUMANO/FAPESP

Coordenadora: Profa. Mayana Zatz e que conta com o envolvimento de 6 outros docentes deste Depto.

FINEP

Centro de Terapia Celular para Doenças Neurodegenerativa, Neuromusculares e Craniofaciais/Convenio-FINEP-USP, que visa produção e pesquisa de células tronco adultas para terapia celular
Coordenadora: Profa. Maria Rita Passos Bueno e colaboração com 4 outros docentes deste Depto. e pesquisador da UNIFESP

INCTs

Envelhecimento e Doenças Genéticas: Genômica e Metagenômica

Coordenadora: Mayana Zatz

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol

Coordenador: Marcos Silveira Buckeridge

NAPs

Núcleo de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina – Redoxoma (Programa de Incentivo a Pesquisa da Pro-Reitoria de Pesquisa – USP)

Vice- coordenador: Prof. Luis E S Netto

Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade Marinha (NP-BioMar).
Coordenador: Prof. Pio Colepicolo (IQ-USP)
Profs. Antônio Carlos Marques e Mariana C. Oliveira fazem parte da equipe gestora do núcleo. Outros docentes do IB integram o NP-Bio Mar

Temáticos FAPESP

Contribuição de genes, genomas e elementos de transposição na interação entre plantas e micro-organismos: estudo de caso em cana-de-açúcar

Coordenadora: Marie-Anne Van Sluys

Controle luminoso e hormonal da qualidade nutricional em Solanum lycopersicum

Coordenadora: Maria Magdalena Rossi

Impactos das mudanças climáticas e ambientais sobre a fauna: uma abordagem integrativa

Coordenador: Carlos Arturo Navas Iannini

Estudos bioquímicos, moleculares e funcionais da relação Leishmania-macrófago

Coordenadora: Lucile Maria Floeter-Winter

Sapindales: filogenia e diversificação na região neotropical

Coordenador: José Rubens Pirani

Projeto interface: relações entre estrutura da paisagem, processos ecológicos, biodiversidade e serviços ecossistêmicos

Coordenador: Jean Paul Walter Metzger

Filogeografia comparada, filogenia, modelagem paleoclimática e taxonomia de répteis e anfíbios neotropicais

Coordenador: Miguel Trefaut Urbano Rodrigues

JP - Jovem Pesquisador

Continuidade e mudança em grupos pré-históricos do Vale do Ribeira de Iguape (São Paulo e Paraná): aplicações da teoria evolutiva a bioarqueologia e estudos de cultura material

Coordenador: Maria Mercedes Martinez Okumura

Conectividade neural durante o comportamento visual ativo

Coordenador: Gustavo Rohenkohl

Identificação e caracterização de proteínas de membrana envolvidas no transporte e metabolismo de ferro em Leishmania

Coordenador: Maria Fernanda Laranjeira da Silva

Modo de vida das primeiras populações complexas dos Andes Centrais: perspectivas bioarqueológicas do processo de complexificação social em Caral, a mais antiga cidade da América

Coordenador: Luis Nicanor Peso Lanfranco

Genética de paisagens marinha e avaliação de perfis de expressão em invertebrados marinhos na costa sudeste brasileira

Coordenador: Sónia Cristina da Silva Andrade

Diversidade genômica dos nativos americanos

Coordenador: Tábita Hünemeier

Análises fisiológicas e do S-nitroproteoma durante a embriogênese in vivo e in vitro do Pinheiro brasileiro (Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze)

Coordenador: André Luiz Wendt dos Santos

Biogeografia, biodiversidade e conservação de répteis Squamata cisandinos

Coordenador: Cristiano de Campos Nogueira

O papel da gametogênesis na origem e evolução dos genes novos

Coordenador: Maria Dulcetti Vibranovski

Ecologia genômica de insetos: adaptações ao clima e evolução de interações ecológicas

Coordenador: Rodrigo Cogni

Desenvolvimento de sistemas-modelo em sorgo e uso da biologia de sistemas na elucidação dos mecanismos moleculares do metabolismo fenólico e de lignina em gramíneas

Coordenador: Igor Cesarino

Uma abordagem multidisciplinar para o estudo da diversificação dos anfíbios: fase 2

Coordenador: Taran Grant

Projetos concluídos

Para verificar nossos demais projetos já concluidos, acesse a Biblioteca Virtual da FAPESP clicando aqui.