Fontes de financiamento
As principais fontes de financiamento usadas pelos pós-doutores do IB-USP vem do CNPQ, CAPES e FAPESP. Porém, fontes de financiamento privado são também utilizadas.
PNPD
O Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) é um programa nacional de concessão institucional que financia estágios pós-doutorais para brasileiros e estrangeiros em Programas de Pós-Graduação (PPG) recomendados pela CAPES. Cada PPG é responsável pela seleção e acompanhamento dos bolsistas, assim como pela definição de seus objetivos e atividades. O editais para pleiteamento de bolsas PNPD são divulgadas no site do ib.usp.br/mais-noticias conforme a disponibilidade das mesmas.
CAPES
As modalidades de bolsa de pós-doutoramento CAPES são:
Pós-Doutorado Júnior (PDJ) – destinada a candidatos brasileiros e estrangeiros com título de doutor adquirido há menos de 7 anos, quando da implementação da bolsa, no caso de proposta aprovada.
Pós-Doutorado Sênior (PDS) – destinada a candidatos brasileiros e estrangeiros com título de doutor adquirido há mais de 7 anos, quando da implementação da bolsa, no caso de proposta aprovada.
Os calendários, editais e informações estão disponíveis ao realizar o login, clique aqui.
FAPESP
A Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo concede bolsas de pós-doutoramento a candidatos brasileiros e estrangeiros portadores de título de doutor obtido recentemente. O candidato deve ter destacado desempenho para o desenvolvimento de pesquisa em instituição localizada no Estado de São Paulo. O pleiteamento de bolsas de PD FAPESP são de fluxo contínuo e as normas encontram-se no site, clique aqui.
Programa de Incentivo à Atração de Pós-Doutorandos
Programa instituído pela pró-reitoria da Universidade de São Paulo que concede auxílios-pesquisa a pós-doutorandos FAPESP e supervisores que tenham pós-doutorandos FAPESP. Mais informações no site da PRPI.
Em caso de dúvidas, contatar a Comissão de Pesquisa e Inovação por e-mail cpq@ib.usp.br ou telefone (11)3091-9956